Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos são estratégias ou ferramentas utilizadas com o objetivo de prevenir a gravidez, seja impedindo o encontro de espermatozoide com o óvulo, bloqueando a ovulação pelo organismo feminino, ou atuando na viabilidade dos espermatozoides.
Existem diversos métodos contraceptivos disponíveis no Brasil, e podemos dividir as opções em:
– métodos comportamentais: “tabelinha”, coito interrompido, temperatura basal e lactação.
– métodos de barreira: preservativo masculino, feminino, diafragma
– métodos definitivos e cirúrgicos: vasectomia para os homens ou laqueadura tubárea para as mulheres
– métodos de longa duração: (LARC’s – Long Acting Reversible Contraception): dispositivos intras uterinos não hormonais (cobre e cobre com prata), dispositivos intras uterinos hormonais a base de progestágeno (Mirena® e Kyleena®) e implante subdérmico com progestágeno (Implanon®).
– métodos hormonais: podem ser combinados a base de estrogênio e progesterona ou isolados apenas com um progestágeno. Existem na forma de pílulas orais, adesivos transdérmicos, injetáveis trimestrais, injetáveis mensais e anel vaginal. Dentre os métodos hormonais podemos ainda optar por cíclicos, ou seja com pausa para menstruar, ou contínuos, sem pausa.
A escolha do melhor método passa sempre por uma consulta detalhada que busca identificar possíveis fatores de risco que contra indiquem algum método, avaliação de hábitos e estilo de vida, a fim de encontrar o método que mais se adeque a cada mulher. Não existe um método contraceptivo melhor do que outro, mas sim o método que melhor se adeque a individualidade de cada mulher.

Telefones
(11) 3167-1347
(11) 94029-7944
(11) 94088-1409
Endereço de Atendimento:
Avenida Santo Amaro, 48 – Vila Nova Conceição – São Paulo-SP – CEP: 04506-000